Recrutamento e Seleção

Uma das preocupações dos profissionais de Recursos Humanos, é como fazer um processo de recrutamento e seleção cada vez mais eficiente. Isso é bastante pertinente, pois quanto melhor for esta captação e avaliação de candidatos, melhores também serão os resultados da empresa em médio, curto e longo prazo.


Recursos do módulo Recrutamento e Seleção

Gerenciamento

Gerenciamento do processo seletivo.

Controle de Vagas

Controle e gerenciamento de vagas

Entrevistas

A principal fase do processo de recrutamento e seleção, consiste no encontro com o selecionador.

Dinâmicas da Seleção

Gerenciamento de provas que os candidatos deverão realizar.

saiba mais...

As Avaliações de desempenho existem para melhorar a comunicação entre colaboradores e gestores, alinhar os objetivos das pessoas com o do crescimento da empresa e proporcionar um ambiente saudável para o crescimento profissional.

TIPOS DE AVALIAÇÕES

Avaliação Direta ou 90°
A avaliação direta é praticada pelo líder imediato na hierarquia funcional. Neste método, grande responsabilidade é atribuída ao líder imediato, que assumi o compromisso de emitir parecer sobre todos os seus subordinados diretos.

Avaliação Conjunta ou 180º
A avaliação 180º é realizada em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois. É uma rica possibilidade de troca, com transparência, clareza e objetividade. Para a aplicação dessa avaliação, a empresa jê deve ter uma cultura de avaliação amadurecida e uma boa comunicação interpessoal entre líderes e subordinados. Nessas situações, poderá ser muito produtivo esse modelo.

Avaliação de múltiplas fontes ou Avaliação 360º
Esta metodologia engloba uma técnica na qual todos os participantes do programa de avaliação recebem simultaneamente feedbacks estruturados dos seus líderes, pares (colegas de trabalho), subordinados e outros stakeholders. De forma geral, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de comportamentos e habilidades demandados pela empresa.
A Matriz 9 Box é formada por um plano cartesiano formado por dois eixos: desempenho e potencial. Os eixos são divididos em três caixas:

- Alto, médio e baixo para o eixo potencial;
- Abaixo do esperado, esperado, acima do esperado para desempenho.
- Em cada caixa, insira características identificadas entre os colaboradores de sua empresa. Em seguida, insira os colaboradores que possuem as características presentes nas caixas. No verso deste plano cartesiano, insira as possíveis soluções e medidas.

O cruzamento das informações mostrará ao gestor quais as medidas que deverão ser tomadas. A Matriz 9 Box mostra o potencial que aquele profissional tem para ser promovido e se ele tem atendido às expectativas da empresa.

Se a Matriz 9 Box mostra que ele tem potencial e seu desempenho é alto, este pode ser um bom momento para planejar uma bonificação, reajuste salarial, promoção de cargos ou qualquer outro tipo de gratificações.
O PDI é um compromisso com o seu desenvolvimento. Trata-se de um plano que sistematiza diversas ações a serem tomadas para que você conquiste certo objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Em outras palavras, é um roteiro para que você saia de onde está agora e chegue onde gostaria de estar, ou como gostaria de ser.

Como fazer um PDI?

Normalmente, esses planos estão atrelados a um objetivo específico — seja uma promoção, um projeto, uma mudança de carreira ou até mesmo objetivos pessoais. Se nas empresas esse fim deve ser alinhado com seu gestor, no seu PDI pessoal a escolha é sua.

A estratégia deve ser focar na construção de ativos a partir de seus pontos fortes e agir também sobre os pontos fracos que tem te impedido de alcançar seu objetivo.